segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

GRIECHISCHE VASENMALEREI: AUSWAHL HERVORRAGENDER VASENBILDER tomo3, edição a 120dpi, Artur Felisberto.

 

 

PREFÁCIO

da edição da obra monumental:

«GRIECHISCHE VASENMALEREI:

AUSWAHL HERVORRAGENDER VASENBILDER», 

de Furtwaengler & K. Reichhold,

 

ciberneticamente colorida por

Artur José Felisberto.

 

Reichhold, Karl W. e Adolf Furtwängler na obra comum «A Griechische Vasenmalerei de Reichhold e Furtwängler» elevaram o padrão de desenho rigoroso de pinturas em vasos a um nível excepcional.

Esta obra muito rara e nem sempre bem conservada e muitas vezes incompleta foi provavelmente publicada a primeira vez apenas numa pequena edição e foi um trabalho imponente e magnífico sobre a pintura de vasos da Grécia Antiga. 

O extenso trabalho foi iniciado pelos grandes arqueólogos Adolf Furtwängler e Karl W. Reichhold e continudo por Reichhold e Friedrich Hauser após a morte repentina de Furtwängler em Atenas em 1907.

Adolf Furtwängler é considerado um dos mais importantes arqueólogos alemães e publicou trabalhos sobre escultura grega e pintura de vasos. Ele iniciou uma crítica moderna de cópias e pesquisas sobre obras-primas.

O presente trabalho baseia-se em obras de museus de Munique, São Petersburgo, Palermo, Londres, Paris, Viena, Nápoles, etc., bem como em numerosas coleções particulares.

A obra completa de «Griechische Vasenmalerei: Auswahl hervorragender Vasenbilder» é constituída por dois volumes de texto e três volumes de estampas.

Artur José Felisberto apresente agora os três volumes de estampas depois de ter restaurados ciberneticamente algumas, que se encontravam deteriorada pelo tempo e pela má conservação, e outras porque o mereciam de origem.

Como a obra «Griechische Vasenmalerei: Auswahl hervorragender Vasenbilder» foi editada inicialmente a preto e branco com algumas raras estampas colorida nesta versão foi feita a coloração cibernética procurando aproximá-la o mais possível das cores originais dos respectivos vasos gregos tal como se nos apresentam hoje e tal como se pressuporia que fossem segundo as convenções da pintura de vasos gregos.

Normalmente a cerâmica grega era decorativa e continha desenhos com temas do dia-a-dia, mitológicos ou lendários que poderiam ser «em figuras negras» ou «figuras vermelhas» eventualmente com restante fundo em preto com ou sem detalhes em branco.

 

Arturjotaef

 





























































 Nota: as estampas desta edição estão a 120dpi mas os originais são a 300dpi.

Sem comentários:

Enviar um comentário