Figura 1: Coatli-Cue. A mais poderosa, telúrica e expressiva representação da Deusa Mãe das cobras...e de todos os deuses aztecas. Os pés de ave de rapina desta deusa não deixam dúvidas quanto à relação desta deusa com Ereshkigal dos caldeus, e com os mitos das aves de transporte das almas, dos mitos de morte e ressureição solar.
Coatlicue é a Mãe de todos os deuses. Era também a deusa do sacrifício e adorada como a Mãe Terra, da vida e da Morte. Sua representação geralmente é horrível, pintada como uma mulher estranha, com uma saia de serpentes e ostentando um colar de corações de sacrifícios. Há diversas lendas sobre sua origem. Esta deusa, sedenta de sacrifícios, tinha seios flácidos e garras afiadas nos pés e nas mãos.
Coatlicue é uma deusa mãe primordial muito arcaica e, portanto, mera variante ameríndia de Taveret / Mut / Mamu. Seria seguramente a equivalente da deusa mãe das cobras cretenses de que nada se sabe por causa do fim abrupto do império minóico.
Co-a-tlicue- es una divinidad mexica, madre de Huitzilopochtli. Su nombre significa en náhuatl 'La falda de la serpiente' (coatl) serpiente, (i-) posesivo tercera persona y (cueitl) falda.
Côa-tli-coa, literalmente “a cobra em cue-cas ou os cueiros de serpente”, o que parece uma redundância fonética que deve ter resultado duma leitura ritual hipercorrecta em náhuatl do nome da deusa cobra, Coatl! Na verdade, cu-e poderia ser em proto linguagem ibérica a «casa» / cobertura do «cu», já que em sumério e = templo! No entanto, -cue seria uma raiz diminutiva feminizante do nome original da deusa.
Coatli < Côa-tri < Côa-wri > Co-wir-a > «Cobra».
Côa-tli-cue < Côa-tri-coa < Kaua-tri-kuka < Ki-Kur-ish ⬄ Taveret.
= Ki Ish-Kur ⬄ Istar > «Estar»
> Ester.
Esta deusa, que devia «Estar» onde está estava bem, seria terrível com tudo o que acabando mal é porque estava mal ou seja, porque não lhe agradava, como acontecia com todas as mães mediterrânicas, tão cuidadosas quanto ciumentas!
Figura 2: Cihuacóatl (também Chihucóatl ou Ciucóatl) Divindade azteca, metade serpente e metade mulher, La Llorona.
Cihuacóatl fue la primera mujer en dar a luz, considerada por ello protectora de los partos y, en especial, de las mujeres muertas al dar a luz. Ayudó a Quetzalcóatl a construir la presente era de la humanidad moliendo huesos de las eras previas y mezclándolos con sangre. Es madre de Mixcóatl, al que abandonó en una encrucijada de caminos. La tradición dice que regresa frecuentemente para llorar por su hijo perdido, pero en el lugar sólo halla un cuchillo de sacrificios. Regía sobre el Cihuateteo, las mujeres nobles que habían muerto en el parto.
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En la leyenda, esta divinidad surge en forma fantasmal para advertir sobre la destrucción del imperio de Moctezuma, tomando después como nombre popular el de La Llorona.
De qualquer modo, o facto de ser possível correlacionar com equações linguísticas plausíveis o nome de Coatlicoa com as principais deusas mediterrânica garante a sua origem ocidental. De resto, os azetecas também tinham as suas variantes deste nome o que garante que até entre os mexica o nome de Coatlicoa sofria modificações por uso e abuso em litanias infinitas!
Cihua-coatl era uma deusa guerreira e também a denominação do cargo mais importante situado logo abaixo do imperador. O Cihuacoatl era o juiz supremo militar e criminal que organizava as expedições militares e nomeava os seus comandantes. Quando o Tlato-ani (imperador) se ausentava de Tenochtitlan, era o Cihuacoatl que o substituía.
Cihuacoatl < Ki-Kua-Coatl = Coatl-Ki-Kua > Coatl-hi-Kue > Coatlicua.
Tlato-Ani < Tele-at-Anu, “filho do altíssimo Sr. (Atlas)”.
⬄ Atloani = Atlante.
Chiua(Coat)L < Xiwal ⬄ Cibel / Quilaz-tli.
Al frente del gobierno estuvo un jefe guerrero que recibió el nombre de tla-catecuhtli o huei-tla-toani, quien debía ser electo por el consejo mexica y que se auxiliaba en sus funciones por una complicada red de jefes militares y administradores; todos ellos fuertemente vinculados a la administración de la religión, actividad de gran importancia para el pueblo mexica.
Tona-cate-cuh-tli fue un dios mexica de la creación y de la fertilidad. Habitaba los cielos superiores. Durante la creación del mundo lo dividió en tierra y océano.
Por outro lado, o facto de o nome do vizir do imperador ter o nome da variante guerreira de Coatlicua deixa a suspeita do papel que esta teria feito no matriarcado minóico. O próprio nome do imperador aponta para o nome do deus “manda chuva” Tona-cate-cuh-tli que seria o macho dominante da deusa mãe.
Suspeita-se que a língua dos minóicos era foneticamente rebuscada, possivelmente na forma propositada de criptolectos de marinheiros e mercadores, do tipo da “Língua do P”, e que acabaram na complexidade dos teónimos aztecas.
Com o início do patriarcado a deusa mãe e o deus filho fundiram-se num deus dual bissexual que teve no Egipto a máxima expressão do que foi a lenta ruminância mítica da transformação desta poderosa deusa das cobras solares numa figura secundária das três Marias da corte de Osíris.
Atum era o nome deste deus no Egipto, relacionado com Ptá e este com Tot, com variantes fonéticas que poderiam ir de Caco a «Cuco», antes de acabarem irreconhecíveis em Neptuno!
Ver: TEZCATLI-POCAS (***) & Ver: ATUM (***)
Ver: QUETZALCOATL (***) & DIONÍSIO II (***)
A relação étmica com Usil etrusco é demasiado óbvia para não ser uma prova evidente de que a mitologia arcaica ocidental foi partilhada pelos ameríndios que em parte terão tido origem ibérica, etrusca e fenícia, senão também egípcia, mauritana e senegalesa.
Huitzil-opochtli terá guardado de Apolo o sufixo –opochtli.
Opo-ch-tli < Aupo-ish-tel = Apo-te-lish = Te Apolish.
Kartu - (Temis = Shausca)
Kartu > Kau-ishaur > Co-ishol > Coyol.
Coyol-xauhqui tem aqui o papel da puritana Artemisa. No entanto na fonética apenas se descortina a hitita Shausca. Como se suspeita que Artemisa seja um nome compósito de Kar-Temis, Coyol seria uma corruptela de Kartu.
Coatlicue, a Terra, mãe do deus Sol, Huitzilopochtli deu à luz em primeiro lugar a Coyolxauhqul, identificada como a Lua, estando associada com um grupo de 400 deidades estrelares, conhecidas com o nome de Huitzauna, que se encontravam sob seu controle. Alguns povos a chamam de Coatli-cue (saia de serpente), outros de Cihua-coatl (mulher serpente) ou Ton-na-tzin (>” Dona-Cinha”, Nossa Mãe).
Também os Huitzauna não eram senão os Anunaki.
Anun-aki = aki-Anun < Kauki-anuna > H(a)u-shi-a(n)una > Hu-itz-auna
< Huitzauna.
The cults of Mary, of Isis in Egypt, of Ashtarte of Phoenicia, of Lakshmi in India, of Cybele in Anatolia, of Tanit in Carthage, or of the Tetlo-Inau by the Atzecs ... all have common aspects, as they remind us that we were all (and still remain) fragile children who need a mother's care, a wish to be liked, protected and comforted.
Teteo Innan = Toci - "Mother of Gods", Aztec conceptualization of the "Earth Mother" - "Heart of the Earth". Spelling may be Teteoh Innan and was also worshipped as "Goddess of the Sweathouse". Other spellings include Tlalli Iyollo and ToCih, "Our Grandmother", and known as Cihua-coatl, patron of women who die in childbirth.
She was associated with the Moon. She Who gave birth to the Sun. Ix-cuina, Toci, Tla-el-quani, Teteo-inian.
Figura 3: Tlal-teu-tli.
Tlalteutli - Aztec Goddess of Creation.
At the beginning of Time, the Universe was made of Her body.
Tlalteutli => Tlacolotl => Tlazolteotl
- The Aztec earth and mother-godddess, and goddess of sex. Tlazolteotl was also called "the eater of filth", and she got this name from the legend that at the end of a man's life she comes to him and he more or less confesses and she cleanses his soul, eating it's filth. She was also the mother of childbirth.
Aztec Mother Goddess resembling the medieval Hecate as Queen of the Witches. Her animals were the snake and the screech owl. Her sabbats were held at crossroads. Her symbol was a broomstick.
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Tlazoltéotl era a Nossa Senhora da Purificação, a equivalente aos ritos de purificação pós parto ou pós coital de Vénus e de Hera e de outras deusas gregas.
La confesión se basa en la creencia de que un acto de arrepentimiento actual, de contrición, borra los pecados cometidos, porque prohija una vuelta al origen.
Los antiguos cronistas españoles que visitaron América observaron entre los aztecas una situación parecida ya que un día al año hacían una confesión pública de sus pecados que posteriormente eran comidos por la diosa Tlazoltéotl.
Figura 4: Tlazoltéotl, Códice Laud, pág. 39
Figura 5: Tlazoltéotl descrita en el Códice Borbónico.
Tlazoltéotl (náhuatl: tlazolteot, ‘diosa de la inmundicia’‘ tla, cosa; zolli, inmundicia; teotl, dios’)? Deidad de origen Huasteco, que en la mitología mexica es la diosa de la lujuria y de los amores ilícitos, patrona de la incontinencia, de la lujuria, del adulterio, del sexo, de las pasiones, de la carnalidad y de las transgresiones morales; era la diosa que eliminaba del mundo el pecado y la diosa más relacionada con la sexualidad y con la Luna. En los códices se la representaba en la postura azteca habitual para dar a luz o a veces defecando debido a que los pecados de lujuria se simbolizaban con excrementos. Así como en otros códices aparece sosteniendo "la raíz del diablo", planta usada para hacer más fuertes los efectos del pulque (...) y disminuir los dolores del parto.
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Tlazolteotl, chez les Toltèques, était la mère de la terre. Cette déesse représente les régions profondes de notre être qui nous font peur par leurs forces et leur absurdité ou étrangeté.
Muito possivelmente a relação de Tlazoltéotl com a porcaria é de interpretação posterior por mera conotação de semelhança com o termo náhuatl zolli...ou por derivação secundária daquele por mera conotação negativa de intérprete cristianizado. A verdade é que Zol pode ter sido uma deturpação azeteca do nome de Kar / Ker ainda presente no nome de Macarena.
Tla-zol-téotl < Tala- | Shaul < Kar < Ker | teo-tel.
Os nomes azetecas podem ser decompostos segundo sílabas significantes e é espantoso como estes nomes ressoam como grego arcaico! Te, teo, to, parecem variantes genérico do nome de Deus dos Egeus que o Teteo seria uma (espécie de) variante gaga. Por outro lado, Tocih é seguramente o nome de Te(a)-Ki, ou Tite, ou Tetis, o nome da Deusa Mãe Terra.
Tochi < Tau | < Tua < Tia < Tea < Teha < Kika| - | Xi ⬄ Ki|.
Tetlo-Inau < Tetlau Inão < Te Talo-Innan
Tetitla = Teti-Tela < Teti-atla = «Altíssima Teti» ou ainda, *Teti-Talo
= Tetis-Telus, a Deusa Mãe primordial na sua vertente telúrica e pedregosa!
Ixcuina < Ish-Kiana.
Tla-el-quani < | T(a)l-el < Talila < | *Talla-Kiana.
Tlal-(teutli) < T(a)l-el < Talila < *Talla < Talle ⬄ Tella.
Coatlicua = Cihua-coatl < Ishca-Coa-Tella.
Toci < ToCih < *Tau-Ki ⬄ Teteoh ⬄ Tétis.
Teteo < Teteoh < Teteaush ⬄ Tétis.
Tlalli Iyollo < Tla-(i)lli | Ijollo < Ishauro ⬄ Istar.
Teti-Tla > Te(os) Tytela > Tutela.
Ver: TALÁBRIGA (***) & TALOS (***) & TUTELA & TETILA (***)
A verdade é que o aspecto de Medusa desta deusa Azeteca não deixa dúvidas sobre a sua relação com as deusas das cobras cretenses e logo com a deusa reptilina das águas primordiais que foi Tiamat na caldeia e Tétis entre os gregos. Depois, temos também a singularidade de a grande Deusa Mãe da terra dos Azetecas ter como todas as deusas mães do mar Egeu muitos e vaiados nomes de que se destaca a singularidade estranhíssima (e praticamente impossível no plano das meras coincidências) de ter sido Inana, ou seja quase Inana, a grande deusa mãe dos sumérios.
Figura 6: Tlālti-c(i)pactli (la Tierra) representada por Cipactli, imagen basada en el Códice Borgia.
Por outro lado, a toponímia ameríndia está cheia de nomes com fonética deste tipo:
Tla-copan < Tala-Copan, lit. “cidade do deus Copan, possivelmente Anpu, deus do Ka, a vida ou o princípio vital, como o Ba era a alma”.
Tla-tel-olco < Tala-tel-| orco < Urka.
Tla-xcala < Tala-ish-Kala, “cidade de Kali?”
Tol-tecas < Taul-tecas, lit. “os que habitam em cidades (Tolos ou Tulas)?”
Tula > Tolan, lit. “grande Taula ou grande cidade”!
Na mitologia ocidental o lado tenebroso da deusa mãe Natureza parece ter sido sublimado na cultura helénica ao ponto de ter ficado apenas na reminiscência da Medusa. Na cultura suméria era Tiamat, a geradora de monstros, e na cultura egípcia ficou residual na figura sinistra da deusa Amenti devoradora das almas dos mortos no tribunal de Osíris e na monstruosa cobra Apepi devoradora do sol. Na cultura Azteca ela nunca se separou inteiramente dos atributos arcaicos da Deusa mãe Natureza. Ainda assim aparece o esboço do que vira a ser no Egipto a deusa Amenti. No entanto, a semelhança mais tenebrosa da Deusa Mãe da terra dos Azetecas deve ser procurada na hindu Kali.
Ver: KALI (***)
En la mitología azteca, Cipactli era una voraz, primitiva y monstruosa criatura marina, mitad cocodrilo y mitad pez. Estaba siempre hambrienta y en cada junta que unía sus 18 cuerpos había una boca adornándola. (…) Con el cuerpo de Cipactli los dioses crearon la Tierra. Así cuando se vieron en la necesidad de dar forma al mundo, un espacio, un suelo, se decidió que Cipatli se partiría por la mitad: una mitad sobre la otra, obteniendo cielo y tierra.
Tlāl-ti-cpactli = Tlāl-ti + Cipactli.
Tetitla < Tlāl-ti = Ti Tlāl = Te(a) | Te-Lala = Te(a) Lala => Tellus.
Cipactli < Ki-Phaki-tel = Tel Ki-Kaki, altíssima Ki Caca.
A partir desta equação ficamos a entender os dois eles da deusa romana Tellus que assim parece derivar de Telalus reportando-nos para a deusa dos infernos sume´ria que era Lala, deusa que veio a ser dos Lares.
Por outro lado, tudo aponta para que a mitologia azteca fosse de origem hitita seguramente para ali levada depois da crise mundial da época dos povos do mar e também depois da queda do império hitita com a destruição de Hatussa, simbolizada na destruição de Tróia, onde até as ruínas da grande pirâmide desta cidade têm semelhanças com a de Chichen Itza.
Ver: PARECENÇAS TRANSATLÂNTICAS (***)
TETITLA
Figura 7: Deus ou Deusa de Tetitla...ou Tlaloc.
Su nombre (Tetitla) significa "Lugar de Piedras", y es otro de los numerosos conjuntos habitacionales con los que contó la ciudad de Teotihuacan ubicados alrededor de su centro ceremonial.
É duvidoso que na cidade dos deuses que foi Teotihuacan o nome deste lugar derivasse de uma banalidade como «lugar pedregoso», nome que assim ficaria a ser supostamente posterior à sua ruína. Neste caso teriam sido os colonos espanhóis a dar-lhe o nome. A terem sido os indígenas a revelar aos espanhóis o nome deste lugar o mais provável é que este tenha sido o nome original porque teria sido conhecido esta deusa de Tetitla nos tempos áureos!
Como Tetitla não consta do panteão conhecido dos azetecas é possível que já nem os indignas se lembrassem do seu significado e acabaram por fazer uma tradução literal adaptada às circunstâncias.
No entanto, não faz sentido que um bairro habitacional ao redor do centro cerimonial de Teoti-huacan fosse literalmente um lugar pedregoso. Assim o mais provável é que este bairro derivasse o seu nome de um epíteto da deusa representada na figura que aí foi encontrada e que à falta de melhor identificamos como deusa mãe de Tetitla porque a relação pedregosa do nome desta divindade poderia derivar precisamente do seu carácter telúrico.
Esta entidade poderá nada ter a ver com o nome de “Tetitla”, ou seja não ser o verdadeiro rosto de uma entidade divina que estamos a pressupor como tendo sido Tetitla e que a ter existido nos repostaria para uma relação com a deusa romana Tutela por via seguramente etrusca. Tudo isto porque entidade idêntica que vamos encontrar em Tepantitla é quase seguramente uma representação de Tlaloc.
Teoti-huacan = Teoti (> Lat. Totus ≡ “todos os deuses” )-
| huacan (lares) < Phu-ha-gan (⬄ «fogões») < Caco-Kian |.
Assim, Teotihuacan seria literalmente a cidade dos muitos fogos ou «fogão» (= grande lareira) dos deuses, o mesmo que deuzinhos ou deusotes, ou seja, todos os deuses, filho da “Deusa Mãe”. Dito de outro modo, Teotiuacan era a grande cidade das pirâmides cujos templos eram “casas ou «fogos» eternos” dedicados a todos os deuses!
Ver: –TALA/TALLA E A SEMÂNTICA DE TALABRIGA
(***) & TALASSA (***)
Tetitla = Teti-tela < Teti-atla = «Altíssima Teti» ou ainda, *Teti-Tela = Teti-Telus, a Deusa Mãe primordial na sua vertente telúrica e pedregosa!
O nome «tala» teria ainda a mesma conotação com a pedra que encontramos em talla- e Talos. De resto, Tititl, «o deus azeteca dos dias curtos», bem poderia ser um parédro de Tetitla, cujo nome mais seria Coatlicua.
Figura 8: Mural do complexo de Tepantitla que tem sido identificada como uma das manifestações da grande deusa de Teotihuacán...mas que pode afinal ser Tlaloc.
En la representación del compuesto de Tepantitla, la gran diosa aparece con vegetación que crece de la cabeza, tal vez un árbol del mundo o flores alucinógenas de Gloria de la Mañana. Las arañas y mariposas aparecen en las gotas de la vegetación y el agua de sus ramas y fluyen por las manos de la Gran Diosa. El agua también parece ser que fluye desde su parte inferior del cuerpo. Fueron estas muchas representaciones de agua que llevaron a Caso a declarar que se trataba de una representación del dios de la lluvia, Tláloc.
Seja como for, o aparecimento de uma representação de Tlaloc no local de Tetitla não invalida que este último nome não possa ter sido alternativo para a deusa mãe dos azetecas e que seria naturalmente também mãe de Tlaloc.
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