quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ETIMOLOGIA DO NOME DE HÉRCULES, por Artur Felisberto

 

HÉRCULES E ONFALA.. 1

HÉRCULES E HERA.. 7

HÉRCULES DOS CELTAS. 7

OGMIOS-OGMA.. 7

 

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HÉRCULES E ONFALA

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Figura 1: Hércules com a pele sacerdotal do leopardo e a sua moca simbólica de sete nós.

The most popular of all Greek heroes was Heracles. Originally perhaps a Mycenaean hero from Tiryns near Mycenae and named after Hera, the chief local goddess, he became the subject of a vast number of folktales. Like a Greek Paul Bunyan, he accomplished gigantic feats of prowess, but they were primarily against beasts and monsters rather than against men in the manner of the epic heroes. The derivation of Heracles' name suggests that he was originally thought of as Hera's champion; but in all the tales his labors are due to her hostility toward him because he was the son of Zeus by a mortal women, Alcmena.[1]

Que se saiba Hera > E-RA aparece como divindade micénica em Pylos pelo que não seria necessário localiza-la apenas em Tiryns.

Pelo contrário, Hércules é que não aparece no, é certo que escasso, glossário de divinas nomenclaturas micénicas. No entanto, dada essa mesma escassez de informação das placas micénicas, ficamos também sem saber se E-RA se referia à deusa Hera ou se era uma variante elíptica do nome de Hércules que, na sua forma mesopotâmica foi Erra.

 

Ver: ERRA (***)

 

Erragal, Erakal: Probably a pronounced forme of Nergal, may mean "Erra the great" probably pronounced "Herakles" in Greek.

Erkalla: "Great city" =Underworld.

Erra: God of war, hunting, plagues. Etymology "Scorched earth" probably incorrect. Assimilated with Nergal and Gerra.

Gerra < Sumer. Sharru, lit.« o rei»

Ø    Herra > Erra > Era + kal > Erakal

Ø     Her-kal-ish, lit. «filho do rei > Hércules.

Ø    Her-kal-la <= Kalla < Kar-la, lit. «rainha», esposa do K(a)ur.

      Irkalla < *Er-Kalla < Erkalla < (Devi) Kurukulla ó hind. Kali / Hera.

                              «Opala» < Om-phale < Haum-kale < *Kima-Kali.

Lat. opalu < Gr. ópalos < Sânsc. upala = pedra.

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Figura 2: Hércules & Omfala.

Enquanto deus solar detentor das duas colunas (de Gibraltar) do sol nascente, que eram os seios da Deusa Mãe, não faria sentido que Hércules combatesse as amazonas que seriam ou um povo de adoradores da Deusa Mãe ou as suas sacerdotisas. A verdade é que um mito tão complexo e sincrético como o do ciclo épico de Hércules teria que conter suficientes incoerências como esta, pelo que também se não pode estranhar a inimizade de Hera contra um campeão solar da Deusa Mãe!

Ou será o divino Hércules foi um avatar do deus supremo e Hera foi sua esposa ciumenta?

 

Ver: KALI (***)

& AMAZONAS (***).

Pois bem, o nome Hindu de Devi Kurukulla deixa-nos pistas bastantes para deduzir o significado místico mais arcaico do nome deste deus dos infernos.

Kurukulla < Kur-Kur-la, lit. «a Sr.ª da dupla montanha (= kur)» da aurora!

*Kurkurish => Herkales, o deus das duas colunas de Gibraltar.

He fell in love with a young lady named Iole, whose father evidently did not his bulging muscles and told him to go on his way. Heracles, who had a quick temper, killed Iole's brother. Once more the gods sent him into exile, this time to be slave for a year to Queen Omphale, of Lydiua. The queen took over his lionskin and club and ordered him to spend his time spinning, sewing, and baby-sitting. For a whole year Heracles acted the part of a sissy while the queen laughed at him. Heracles, always an easy mark of pretty women, liked Omphale so well that he gladly did woman's work for her. At the end of the year, however, he departed tired of spinning and unsuccessful in his courtship of Omphale. The scolars identify her with an oriental mother-goddess; Hreacles is her subordinate male consort.

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Figura 3: Hercules & Omphale. 1890 Chromolithograph of fresco from the House of Marcus Lucretius, Pompeii.

Hércules embriagado e coroado de folhas de vinho como Baco esta vestido de mulher num ambiente festivo. A pandeireta de Cibel e o falo erguido ao alto faz pensar numa cena carnavalesca dum qualquer rito de fertilidade em que Onfala mais parece Vénus vestida com as vestes sacerdotais da virilidade de Hércules. Esta cena dum semideus condenado a uma escravidão infamante por desvirilização constitui uma expressiva metáfora de morte e ressurreição sexual de Atis por castração, num rito de fertilidade pascal em honra da deusa mãe Cibel, a deusa dos castrados e eunucos. Assim, contrariamente ao sarcasmo seguinte esta provação de Hércules só ganha sentido à luz dum velho mito de iniciação militar.

This is a sample of the way scholarly analysis can ruin a good stroy. Heracles went on to more adventures and unhappy experiences with women.

 

HÉRCULES E HERA

Kleis, [kleiô] = I. that which serves for closing: 1. a bar or bolt, drawn or undrawn by a latch or thong (himas), Hom. 2. a key, or rather a kind of catch or hook, by which the bar (ocheus) was shot or unshot from the outside, id=Hom. 3. a key (unknown to Hom).

Kleô [Pass, epic 2nd sg. imperf. ekleo (for ekleeo )] to tell of, celebrate, Od., Hes., Eur.:--Pass. to be famous, ó kleos = a rumour, report, news. Dor. KleWos < kaleô = to call, summon.

Kleiô1. to shut, close, bar. Kleiô2. to celebrate.

Numa primeira impressão Heracles = Hera + | Cles < Grec. kleis > Lat. clavis | = o que tem as chaves de hera? Mas a chaves de que? Do «clitóris» (< kleitoris) de Hera, a Deusa Mãe dos Dórios?(J!)

Mas, também poderia ser o que conta a tradição clássica: Heracles = Hera + Grec. klêo = «o que é cantado em lira (celebrizado por aclamação calorosa) por Hera», igualmente a Deusa Mãe das duplas colunas da aurora! (J!)

Esta parece ser a conclusão a que chegaram alguns autores que se deixaram seduzir pelas ressonâncias semânticas do nome de Hércules. Esta é a convicção de Bernard Sergent que refere:

«Héraclès est textuellement «la Gloire d´Hera; en dehors de ceux formé sur le nom de Zeus, les anthroponymes théophores sont rares dans la mythologie grecque -- «Héraclès et l´apprentissage de la Guerre».

Em qualquer dos casos chegaríamos à conclusão de que o grego Heracles seria o campeão de da Deusa Mãe enquanto denominada Hera, quando afinal, parece que até nem era! Porém, a versão que faria derivar o nome de Heracles de kleis, a chave, poderia ser lida como significando literalmente, «o que foi preso (aos dozes trabalhos e vendido como escravo) por Hera»?

There is some comfort for unathletic men in the story of the great hero's failures as a lover. The admirers of brawn, however, will be pleased to know that when he died he was taken to Olympus where he married the goddess of youth and cupbearer to the gods, Hebe, and made up with Hera, who stopped persecuting him.[2]

Figura 4: Hércules rouba o trípode sagrado de Delfos

The Lydian queen Omphale actually owned Hercules, as a slave. She bought the hero from the god Hermes, who sold him following an oracle which declared that Hercules must be sold into slavery for three years. Hercules had sought the oracle to find out what he had to do in order to purify himself, after he murdered his friend Iphitus and stole the Delphic tripod.[3]

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A ambiguidade e ambivalência de Hera e Hércules ficaram famosas na mitologia antiga!

 

Ver: HÉRCULES & GERIÃO (***)

 

Ainda que os grandes ódios de morte sejam sempre suspeitos de antigos amores eternos, a verdade é que as ressonâncias semânticas do nome de Hércules parecem meras contingências étmicas quando embrulhadas no nome de Hera mais por causa da sua relação preferencial com a deusa mãe da aurora, enquanto deus solar. Por outro lado, a própria mitologia põe Hera a amamentar Hércules como se este fora o único “deus menino da soberana deusa mãe”! O mais provável é que esta cena corresponda a uma reminiscência relativa ao culto do divino Hércules que teria sido um arcaico deus solar, filho único e amantíssimo, gerado sem pecado por mítica e teogónica partenogénese de sua própria Virgem Mãe.

The paradigmatic example of a hero controlled by Hera is Herakles, whose birth and death are connected to her (117, 156). O'Brien reads the later version of the Herakles myth in which he marries Hebe (heroes who die lose their H(/BH) and attains a certain immortality as an Olympian perversion of Herakles' original heroic death (150, 192). (…) Conversely, O'Brien avoids questions of Hera's benignity in other instances, such as the necessity of binding the goddess to ensure fertility, and more importantly, the meaning and nature of a goddess who demands from or imposes upon men in the prime of their lives an early death. Is this goddess hostile to heroes, as she is to Herakles?--- [4]

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Figura 5: Cena dum espelho etrusco em que Hércules barbudo e crescidinho, mama, qual «deus menino» retardado, nas tetas de deusa mãe suprema na presença do pai babado e dos irmãos gémeos, Apolo, Afrodite e mais não se sabe quem.

De facto, tanto a imagem de patriarcal severidade quanto de aristocrática altivez de Hera, bem como a etimologia militar do nome desta deusa aproximam-na mais das Virgens Mães primordiais, derivadas do mito de Tiamat, tais como Atena / Minerva e Diana / Artemisa, do que de deusas da fertilidades como Vénus / Afrodite. Como se verá a seu tempo, o equivalente egípcio de Hércules deve ter sido Horus, «o velho», que na sua variante de esfíngico Hermaquis era simultaneamente «o sol nos dois horizontes», tal como Hércules, «das duas colunas», e Hermes Trimegisto.

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Figura 6. Triunfo de Hércules, entre Hermes e Nikê, a deusa da vitória de que Hebe seria seguramente um heterónimo.

Hera set in motion the events which led to his 12 Labors. (***) Even after Hercules finished the Labors, and went on to other adventures, Hera got in his way. When the hero sailed from Troy, Hera sent violent storms that tossed the boat around like a toy. Zeus got so mad at Hera for causing trouble that he hung her off the edge of Mount Olympus. Hercules did try to smooth things over with the angry queen of the gods; when he noticed that she had not opposed him during his fight against Hippocoon, he sacrificed goats to her, in thanks. When Hercules died, Hera's anger finally cooled, and after the hero ascended to Olympus, he married Hera's daughter, Hebe. -- [5]

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Figura 7: Apoteose de Hércules.

Hércules lotou com Apolo e foi vendido por Hermes, como José aos mercadores do Egipto pelos próprios irmãos. Este facto deixa a suspeita de que teriam existido antigas rivalidades de cultos entre a dupla Hermes & Apolo, e Hércules. Hércules nunca deixou de ser um heróico semi-deus porque teria que ocupar o «nicho mítico» que já era de Hermes & Apolo. Dito de outro modo, o deus Hércules de outras culturas acumulava as funções de Marte e Mercúrio da cultura Clássica. Sendo assim, é possível que a relação etimológica do nome de Hércules com Hera seja ambígua por ter resultado duma releitura tardia num contexto que já era ambivalente na origem porque não nos podemos esquecer que o mito mais arcaico da morte e ressureição solar coloca a Virgem Mãe, Mut ou Nut, a parir o sol quotidianamente para o devorar canibal e contabilisticamente, todas as noites! Esta relação ambivalente da Virgem Mãe já foi atestada na mitologia de Artemisa e de Medusa.

Sendo assim, Hércules bem poderia ter sido o «orgulho de sua mãe», mas então com toda a propriedade semântica e étmica!

«Orgulho» < Germ. ûrgoli < Hurgauri < Kur-Kaurish

> *Her-kaurihs > Hércules.

 

Ver: ARTEMISA (***), GLAUKORIS (***), NUT (***)

 

Dito de outro modo, tudo aponta para que o nome de Hércules tenha raízes no nome de Hera mas duma maneira mais arcaica e primordial.

De facto, de acordo com o já citado autor Bernard Sergent o étimo antroponímico -kles já era conhecido na época micénica e seria possivelmente de origem pré-histórica. Sendo assim, a relação deste étimo, seguramente gentílico na origem, teria mais a ver com actividade guerreira, que só secundariamente daria a fama, do que a fama propriamente dita que em Homero gerava termos como dourikleitos, «os famosos lanceiros»!

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Figura 8: Outra apoteose de Hércules.

Se Hércules nunca foi tão querido e tão creditado por Hera ao ponto de ter sido conhecido pelo nome virtual de *Heracleido então é bem possível que só tenha existido uma relação semântica com Hera em época tão tardia quanto a do casamento de Hera com Zeus!

Por sua vez, kleitos parece ter tido relações com outros determinativos antroponímicos de idêntica semântica.

Klei-tos < Kali-kos < *Kaurish > Phorisco > Phori-cos.

                                                    > (Mel)*Kartu.

Sendo assim, a origem etimológica mais plausível para o nome de Hércules terá sido:

Her + *Kauri-tu = (Mel)-Kartu, lit. o jovem famoso do exército (de Creta?)»!

A possibilidade de a etimologia do nome deste «deus menino» remontar à época mais arcaica da pré-história cretense é assim francamente possível.

 

Ver: PARACHURAMA, O HÉRCULES HINDU (***)

 

HÉRCULES DOS CELTAS

A etimologia proposta antes parece flagrantemente confirmada pelo nome do deus celta Curoi mac Daire que tem semiologia suficiente para ser um arcaico antecessor de Hércules.

Curoi mac Daire = A Celtic sun-deity, believed to be a storm-bringing giant, armed with an ax.

The Karakal-pak population is mainly confined to the central part of Karakalpakstan that is irrigated by the Amu Darya.(…) The word means "black hat" in Turkic and has caused much confusion in the past, since some historians have attempted to link them with other historically earlier groups, who have also born the appelation "black hat". Many accounts continue to falsely link the present day Karakalpaks with the Cherniye Klobuki of the 11th century, whose name also means "black hat" in Russian. In fact the Cherniye Klobuki were a cadre of mercenary border guards who worked for the Kievan Rus. They were of mixed tribal origin and many adopted Christianity and became settled agriculturalists. There is no archaeological or historical evidence to link these two groups, apart from the fact that their names have the same meaning.

Se o céltico irlandês mac = filho = ish, então:

Curoi mac Daire = Curoi (filho de = ish) Daire = Daire Curoi-ish

< Thaur *Kaurish, lit. «o jovem filho do Touro (do céu)»!

< Kaur-Kaur-ish < *Kurkurish, lit. «o filho da dupla montanha da aurora»!

>= Karakal-(pak) > Caracala

=> Herkaulish > Herkal(es) ó Hércules.

Além de outras inferências confirmamos uma correlação semântica positiva entre os deuses taurinos das tempestades e os deuses dos exércitos!

Claro que na evolução do nome de Hércules se ascite a um fenómeno interessantíssimo de economia semântica porque da inicial monotonia Kur-kur evolui-se para uma diferenciação semântica exército (her-) recruta (kauro), acompanhada da respectiva diferença fonética, seguramente perceptível no núcleo da proto-linguagem das civilizações do mar Egeu de que iriam derivar as chamadas línguas indo-europeias ocidentais.

In Sumerian mythology, Kalkal is Enlil's doorkeeper in Nippur.

Este porteiro de Enlil não era mais do que uma variante da divindade que guardava as portas da dupla montanha aurora como Hércules guardava as colunas do poente!

Kur-Kur > Kalkal > Her-(ura)-kal > Erragal.

No entanto, a precocidade destas evoluções terá sido tal que foi como se tudo isto tivera ocorrido logo nos alvores do neolítico, em época anterior ao fenómeno que os autores bíblicos definiram como da «confusão das línguas» e que mais não foi do que aquele em que as civilizações do mar Egeu e as da Suméria e regiões satélites (povos centro-europeus e índicos!) partilhavam dos mesmos pressupostos culturais (e logo, míticos, e linguísticos).

Derivado da mesma mitologia relacionada com o culto heróico da força e bravura miliciana terá sido o nome do rei lendário Cuchulinn.

In Celtic mythology, Cuchulinn is a hero-king of Ulster and son of Lugh. He is a warlike figure and tales tell of his warlike deeds.

Cuchulinn < Ku®-Ishulino (> Isolino) < Ish-Kurkuran > *Kurkuranus.

 

OGMIOS-OGMA

"According to Lucian, who wrote during the second century A.D., Hercules was known to the Celts as Ogmios. He describes a Gaulish picture of him armed with his familiar club and bow but portrayed uncharacteristically as an old man, bald and grey, with skin darkened and wrinkled by the sun, more like Charon than Hercules, and drawing behind him a joyful band of men attached to him by thin chains which linked their ears to the tip of his tongue. By way of elucidation, Lucian quotes a Caulish informant who explained that his fellow Celts did not identify eloquence with Hermes, as did the Greeks, but rather with Hercules because he was much the stronger. The existence of Ogmios is further confirmed by two defixiones, inscribed tablets on which he is besought to wreak a curse on certain individuals.

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Figura 9. Ogmio.

(…) Ogma's counterpart in Gaul is Ogmios, a Herakles and a god of eloquence, thus bearing the dual character of Ogma, while Ogma's epithet grianainech, "of the smiling countenance," recalls Lucian's account of the "smiling face" of Ogmios.[6]

His name apparently means "the provider" or "the purveyor". He is a bearded athlete who, with a club, is about to kill a snake. He was thus a god of abundance known from inscriptions in Gaul. He was linked to Mars as Mars Smertrius. He was especially popular amongst the Treveri.

Ogma < Haukimia > (St.) Eufémia.

                                < Thaugma > «dogma».

Ogmios < Hau-Kimaush < Ka-*Kima-ish < *Ashma-ish ó Shamash!!!

Sob o ponto de vista semântico a relação de Hércules com a sabedoria pode ser encontrada no arcaísmo das relações deste deus com cultos iniciáticos que Bernard Sergent refere na secção “Héraclès et l´apprentissage de la Guerre” do seu livro sobre a componente homossexual da iniciação arcaica dos indo-europeus. Se no estudo deste autor cerca de 20% dos mitos de «pedofilia iniciática» tiveram Hércules como eraste seremos obrigados a suspeitar que este herói foi mal compreendido pelos autores clássicos. Apesar de terem exaltado o salutar do princípio da “mens sana in corpore sano”, ou haviam esquecido o lado intelectual da iniciação militar, de que Atena era a patrona (enquanto deusa das tácticas e da estratégia militares), ou já não se recordavam do arcaico papel de Hércules neste campo, quiçá em resultado dum preconceito ateniense. De facto, na dicotomia do antagonismo ideológico com Esparta, ao atribuir-se o papel da sagacidade militar a Atena relegava-se o papel masculino dos iniciadores militares para o campo exclusivo do treino físico e da exaltação da força bruta que justificava o relativo desprezo a que Ares era votado na piedade do mundo grego, bem como a omissão dum papel intelectualmente construtivo nos mitos de Hércules. Ora, sendo assim, o facto de este papel aparecer na cultura celta não e motivo de espanto!

Pelo contrário, o espantoso é ter este passado de Hércules para Hermes quando este deus Propileu é que presidia aos ginásios ainda que lhe seja imputado apenas um “mito de iniciação”! Pelo contrário, toda a atribulada vida de Hércules é um longo mito de iniciação juvenil e miliciana, sobretudo no caso dos 12 trabalhos de Hércules (que mais não são do que provações de treino militar e desafios iniciáticos), no mito da descida aos infernos, e no da iniciação de Hércules nos ritos de eleusinos de Deméter.

 

Ver: CÉRBERO E O 12º TRABALHO DE HÉRCULES / INICIAÇÃO DE HÉRCULES (***)

 

Claro que na origem a iniciação para a vida adulta se confundia com a iniciação guerreira. Na Grécia clássica democrática começou a separação destas duas componentes que, apesar do seu arcaísmo ideológico, permaneciam juntas em Esparta. Esta separação fez com que Hércules fosse transformado num deus menor que nunca deixou de ser um mero herói relegado para a posição secundária de patrono do treino militar e votado ao culto pouco prestigiado de Ares. Porém, antes da separação ocorrida por causa da rivalidade entre Atenas e Esparta, os cultos de Hermes Propileu e de Apolo Karneios eram heranças do culto de dum Enki juvenil que teve continuação em Iscur ou em variantes heróicas como no caso de Guilgamez.

Apolo, deus reconhecidamente sábio tem na variante Karneios um possível elo étmico com Hércules.

Karneios < Karnei®os (> «carneiro») < kur-ne-uros < *Kurkuranus.

De resto, noutros pontos se verá que:

Hermes º Mercúrio º Mercoles º Marte º Melciber º Melkart º Hércules.

Quer isto dizer que aos deuses mais conhecidos da iniciação clássica tardia poderíamos juntar deuses de iniciação mais arcaica encontrados no cortejo de Dionísio como sejam Pan, Hefesto, os silenos e os centauros.

A correlação que os celtas da romanização fizeram entre Osgmio e Mars Smertrius permite reforçar a inferência de que o lado miliciano da iniciação juvenil era, entre os celtas, uma marca, senão do arcaísmo desta cultura, pelo menos do seu forte pendor miliciano que poderia resultar do seu carácter colonial. De resto, talvez tenha que se repensar o mito dos chamadas povos indo-europeus que mais não seriam do que o resultado crioulo de antigas colónias de civilizações egeias ou mesmo de países como o crescente fértil ou do vale do Indo. De qualquer modo, a origem mais arcaica dos mitos de iniciação juvenil que deram origem ao ciclo de sagas milicianas de Hércules deve ser procurada nos arcaicos ritos solares que tiveram no Egipto Horus por protagonista.

 

Ver: HORUS, O HÉRCULES DO EGIPTO (***)

Smertios = The Celtic war-god who was especially worshipped by the Gaulish Treveri peoples. He is portrayed as a bearded athlete who, with a club, is about to kill a snake.

A morte da cobra é um símbolo iniciático que faz parte da infância de Hércules. Este aspecto, só por si, relacionaria este deus com Hércules, bem como obviamente com Ógmio, e todos eles com Enki.

                                             *Shama-Urtius > Smertios

                                                                        > Martu-ish > Marte.

Lat. Samson < Samashon < *Shama-ash-an, lit. as «Chamas do céu»

               *Ashma-ash-an > *Shamash(an) > Jud. Shemesh.

Pois bem, a etimologia de Ógmio só se compreende sob o ponto de vista étmico conotando a sua semântica com a de Sanção e com a de Smertios!

 

Ver: SANÇÃO, O HÉRCULES FENÍCIO E CANAANEU (***)



[1] Copyright © 1996 P.F. Collier, A Division of Newfield Publications, Inc. Michael Jameson, MYTHOLOGY, CLASSICAL, Colliers Encyclopedia CD-ROM, 28 Feb 1996.

[2] www.mvrhs.org/netsite/School/departments...hologyMain.html. MythologyMain.

[3]http://www.perseus.tufts.edu/Hercules/index.html, Perseus Project, Hércules Greece´s Greatist Hero: Omphale, the Barbarian Queen.

[4] Holmberg, 'Transformation of Hera: A Study of Ritual, Hero, and the Goddess in the "Iliad"', Bryn Mawr Classical Review 9502.

[5] http://www.perseus.tufts.edu/Hercules/index.html, Perseus Project, Hércules Greece´s Greatist Hero. Hera Made Hercules' Life Difficult

[6] The Religion of the Ancient Celts, John Arnott MacCulloch.

OS TRABALHOS DE HÉRCULES – 12º, CÉRBERO por Artur Felisberto.


Figura 1: Descida de Hércules aos infernos onde reinava o Enki, o Capricórnio e deus dum «Cabrão».

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Figura 2: Cabras montesas tricéfalas num selo acádico que bem poderia ser equivalente sumério de Cérbero.

Por alguma razão o 12º trabalho de Hércules corresponde ao signo zodiacal do Capricórnio, signo que esteve sempre ligado a Enki ou a Ishkur enquanto deuses dos infernos. O carácter multifacetado deste deus aparece relacionado com o mito do deus Janus e com certas figurações sumérias de quatro cabeças que o fazem deus dos quatro pontos cardeais do mundo!

O mito de Hércules é, de todos os mitos clássicos o que revela mais elementos próprios de arcaicos mitos solares. Desde logo a descida de Hércules ao inferno, tão comum aos mitos primaveris enquanto grande variante anual do sono quotidiano do sol-posto, constitui a contrapartida da mesma descida de Gilgameche aos infernos em busca da alma de Enkidu!

No caso do círculo de Hércules, a descida aos infernos processa-se durante o “12º Trabalho de Hércules” o que consistia em roubar a Hades o Cérbero, o cão que guardava “a boca do poço” e os portões do inferno!

Claro que descer aos infernos para roubar um cão, ainda que quimérico, só pode constituir uma motivação algo fútil pelo que se poderia inferir que o mito anda mal contado.

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Figura 3: Herakles and the Argonauts in the Underworld. Collection History: Said to have been found near Orvieto in 1880; acquired by the Louvre in 1883, as part of the Tyskiewicz Collection.

A twelfth labour imposed on Hercules was to bring Cerberus from Hades. Now this Cerberus had three heads of dogs, the tail of a dragon, and on his back the heads of all sorts of snakes. (...)

O único aspecto estranho destes mitos seria o carácter tricéfalo destes gigantes relacionados seguramente com as monstruosas quimeras da deusa mãe primordial, Tiamat, a geradora de todas as bestas da Natureza tão realmente mal conhecidas porque temidas quanto miticamente imaginadas.

(...) Ancient writers differ as to the number of Cerberus's heads. Hesiod assigned him fifty; Pindar raised the number to a hundred, a liberal estimate which was accepted by Tzetzes in one place and by Horace in another.Others reduced the number to three. Apollodorus apparently seeks to reconcile these contradictions, and he is followed as usual by Tzetzes, who, however, at the same time speaks of Cerberus as fifty-headed. -- Nota (1) do texto referido antes.(...)

Geryon < Ker-Yan < Ker-Jan(us) < *Kur-Kian.

Orthros < Tor-horos < *Kurcurish => Hercules.

Cérbero < ΚέρβεροςKerberos < Ker-pher-ush < *Kur-Kur-ish > Kerkulish

> Hercules, “o filho de deus” que transporta o sol, de monte em monte!

No entanto, o numero três, que já era miticamente sagrado em si mesmo, tornou-se pretexto de monstruosidade por mera contingência fonética.

Ker- > *Ter, foneticamente próximo do mesmo étimo do numero 3 < Tor-. De resto, a origem do nome dos três primeiros numerais pode ser antevista por estas proximidades semânticas!

1 = Unus < Anu, o deus supremo do céu!

2 = Duos < Dwos < Kiwe < Kiki, a Diva Mãe => Hebe (esposa ou mãe de Hércules?)

3 = Tres < Terish < Ishter < Ishkur, o «filho de deus» e Sr. do Kur.

Em conclusão, se fossemos tão peremptórios como o autor em referência não aceitaríamos qualquer tipo de paralelismos nestas diversas mitologias. Pelo menos parecem existir menos analogias fonéticas entre estes monstros de 3 cabeças e Cacos que, por outro lado, manifestam fortes similitudes fonéticas com o nome de Hércules. No entanto, é bom que não nos esqueçamos que na mítica de Lúcifer e dos deuses de transporte solar são frequentes as “quedas dos anjos da luz”, seguramente em relação com a percepção catastrófica dos eclipses, das erupções poluentes dos vulcões e, em situações mais banais, de encobrimento do sol pelas nuvens e outros fenómenos meteorológicos relacionados com os temporais e o mau tempo, tudo fenómenos que acabaram em conotação negativa o que justificaria a má fama de Cacos, e o desprezo pomposo e aburguesado dos mestres da época clássica, já pouco experimentados com as benesses fecundas dos temporais.

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Figura 4: Hermes acompanhando Hércules na sequestração de Cérbero nos infernos!

When Hercules was about to depart to fetch him, he went to Eumolpus at Eleusis, wishing to be initiated. However it was not then lawful for foreigners to be initiated: since he proposed to be initiated as the adoptive son of Pylius. But not being able to see the mysteries because he had not been cleansed of the slaughter of the centaurs, he was cleansed by Eumolpus and then initiated.

Independentemente do carácter monstruoso de Cérbero a verdade á que o cão era o animal de Gula, a deusa da cura suméria e já por isso relacionada com os infernos porque os deuses das doenças eram demónios. Hecate era seguida por uma matilha de cães semi-selvagens. Odin, que seria uma evolução de Dionísio (e por isso um deus com algo de infernal como Negral) era sempre seguido por dois lobos vorazes. Anubis era um canídeo apolíneo e o cão branco era dedicado a Apolo Liceu. No entanto nesta série de deuses conotados com o cão não se descortina a razão de ser de Cérbero.

Na mitologia grega, Cérbero ou Cerberus (em grego, ΚέρβεροςKerberos = "demónio do poço") era um monstruoso cão de múltiplas cabeças e pescoço que guardava a entrada do inferno (mundo inferior), o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem. (...)

Seu nome, Cérbero, vem da palavra Kroboros, que significa comedor de carne. Como castigo Cérbero comia o corpo dos condenados.

Como verificamos os gregos “andavam à nora” em torno da etimologia de Cérbero que ora seria o demónio do poço de mina que ficaria à entrada dos infernos como monstro devorador de condenados à morte como a deusa mãe Egípcia Amut. Na verdade, o conceito subjacente relacionado como o genérico de “mãezinha” da vida e da morte, que em grego era Maia, só poderia ser a Deusa cretense da morte súbita, Ker. Então porque razão temos este fonema repetido duas vezes na forma *Ker-Ker e que já antes referimos como sendo uma referência às duas colunas de Hércules? Porque estamos perante os dois leões Aker que guardavam as portas dos infernos das cavernas da deusa mãe Cibele e que na assíria eram os dois Kerubins que guardavam as portas do paraíso judeu. A confusão resultou quando os gregos transformaram os leões em dois lobos e depois em dois cases monstruosos. Suspeitamos agora que o nome de Hércules tem mais a ver dom o nome de Cérbero. Na verdade, inicialmente Hércules seria o mesmo mitema de que derivou Hércules, o poderoso e forte guardião das colunas de Hércules das montanhas da Aurora.

 

INICIAÇÃO DE HÉRCULES

A iniciação de Hércules nos mistérios Eleusinos parece fornecer-nos uma inesperada ajuda semântica a respeito das verdadeiras intenções do último trabalho deste divino herói.

According to Diodorus, the rites were performed on this occasion by Musaeus, son of Orpheus.

Museus < Am-ash-iash = Ash-Ama-ash => Shamash. Quanto a Orfeu é quase seguro que este semideus teria sido uma personagem lendária engalanada com a retórica duma versão do mito de Damuz enquanto manifestação crepuscular de Enki!

Elsewhere the same writer says that Demeter instituted the lesser Eleusinian mysteries in honour of Herakles for the purpose of purifying him after his slaughter of the centaurs. The statement that Pylius acted as adoptive father to Herakles at his initiation is repeated by Plut. Thes. 33.

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Figura 5: Iniciação de Hércules.

Se houve quem se tenha atrevido a acreditar que Demiter instituiu os «Mistérios de Eleusis» em honra de Hércules, tendo tido Pilius (< Phyryus < Kyrius < Ishkur) como padrinho, depois de se ter afirmado que este heróis tinha sido neófito dos cultos órficos ficamos com a suspeita de que não haveria senão variantes menores neste ritos de passagem juvenil e iniciação militar a que assim, e afinal, Hércules presidiria de pleno direito. Por ser reconhecido como valente guerreiro e por ser, ou ter tido a sorte de ter tido o nome e o percurso de vida do sol zodiacal. O deus Hércules arcaico foi então um epíteto de Damuz ainda que o Hércules lendário não tenha passado de uma verdadeira anedota de caserna.

And having come to Taenarum in Laconia, where is the mouth of the descent to Hades, he descended through it. But when the souls saw him, they fled, save Meleager and the Gorgon Medusa. And Hercules drew his sword against the Gorgon, as if she were alive, but he learned from Hermes that she was an empty phantom. And being come near to the gates of Hades he found Theseus and Pirithous, him who wooed Persephone in wedlock and was therefore bound fast. (...) When Hercules asked Pluto for Cerberus, Pluto ordered him to take the animal provided he mastered him without the use of the weapons which he carried. Hercules found him at the gates of Acheron, and, cased in his cuirass and covered by the lion's skin, he flung his arms round the head of the brute, and though the dragon in its tail bit him, he never relaxed his grip and pressure till it yielded. So he carried it off and ascended through Troezen. But Demeter turned Ascalaphus into a short-eared owl, and Hercules, after showing Cerberus to Eurystheus, carried him back to Hades. -- Apollodorus, Library and Epitome (ed. Sir James George Frazer)

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Figura 6: Hércules, Eubouleus / Eumolpos, Triptolemos e Dionísio. Afrodite e Eros, Deméter e Pluto, Hecate e (talvez) Perséfone.

A typical illustration of this situation is the scene, named "The initiation of Herakles in Eleusis" on the red-figure pelike (a Greek vase) from Kerch in the collection of Hermitage in St. Petersburg, Russia (St 1792). There is no agreement among scholars about the identification of some figures, which are explained in many different ways. I want to summarize the various ideas and to present my opinion. I believe that the narrative scene on the initiation of Herakles (Hercules) in Eleusis scene was created with some higher purpose --to give a philosophical message to people. I shall try to decipher the painter's logical plan of this composition and on this base to identify the participants and relation among them.

Ascalaphus < Esculápio, o que foi transformado em mocho por Deméter, permitindo assim suspeitar que esta foi Atena, era filho de Ishkur/Apolo e pode ter entrado inicialmente nesta história pela mão do próprio pai que teria sido seguramente o mesmo que Hércules. Quanto ao facto de afinal Cérbero ter voltado aos infernos tal só nos confirma o carácter circular destes mitos tão romanesco como as modernas histórias inverosímeis de ficção científica em que as provas do miraculoso se perdem no meio dum súbito azar de fantasia ou tudo volta ao normal como no acordar dum sonho. De facto, os mistérios de morte e ressurreição devem ter repousado em experiências xamânicas de onirismo místico e intoxicação por drogas alucinogénios.

The physical character of the myth is apparent even in the description of Virgil, which reads wonderfully like a Vedic hymn in celebration of the exploits of Indra. But when we turn to the Veda itself, we find the correctness of the interpretation demonstrated again and again, with inexhaustible prodigality of evidence. Here we encounter again the three-headed Orthros under the identical title of Vritra, "he who shrouds or envelops," called also Cushna, "he who parches," Pani, "the robber," and Ahi, "the strangler." In many hymns of the Rig-Veda the story is told over and over, like a musical theme arranged with variations. [1]

Vritra < Wurita (< *Pher-Uto, lit. «o que transporta o filho do céu, o sol») < *Kur-Kika > *Volkia + An > Volkian > Volcano!

Cushna < Kau-ish-An, lit, «o que lança o fogo da terra para o céu»?!

Pan < Pani < Panih < Kanish.

Ahi < Hahi < Kaki > Kakus.

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Figura 7: Hércules & Cerberus.

Além do colorido expressionista deste vaso grego há que reter a manifesta relação deste mito com antigos cultos dos mortos onde a proliferação de imagens de cobras, mais do que paradigmática, é a mais clarividente das metáforas sobre a importância atribuída a este réptil no seu importante papel de «transportador de almas». Sendo assim, o carácter monstruoso de Cérbero só pode ter resultado duma incompreensão tardia do mito original.

Na verdade, os mestres da erudição lidam fundamentalmente com realidades virtuais. Como raramente suportam a indignidade da falta de dogmática certeza, quando não sabem inventam e quando não gostam do que lhes parece mal desvalorizam o que não sabem bem, tão mais frequentemente com sentido conotativo inverso do original quanto maior for a incómoda grandeza da ignorância sobre o tema. O certo é que entre Cérbero & Hércules deve ter existido uma relação positiva original mais relevante do que a sua proximidade etimológica.

Na verdade, etimologicamente falando Cérbero deve ter sido o animal de transporte da alma de Hércules, o «anjo da guarda» do sol-posto, depois de ter sido em vida o seu cão de guarda pessoal!

En opinión de Pausanias, Hércules fue el último de los cabiros (ver nota 17). [2]

 

Ver: CIBEL (***) & LUCIFER (***)

 

The Guardians = The three-headed wolf that helps Veles guard his herds and the wonder plant that grows with sweet and nourishing seeds.[3]



[1] Myths and Myth-Makers: Old Tales and Superstitions Interpreted by Comparative Mythology, by John Fiske.Section II

[2] SACRALIDADRQUETÍPICAY TRADICIONAL DEL MUNDO ANTIGUO, MONCAYO, CELTÍBEROS Y MITOS VARIOS, Ángel Almazán de Gracia.

[3] Tales from Slavic Myths,. Wauconda, IL. USA. 2001, © 2001 BOLCHAZY-CARDUCCI, Publishers, Inc.

A MORTE E APOTEOSE DE HÉRCULES, por Artur Felisberto.

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Figura 1: Apoteose de Hércules.

Seguiram, então, viagem para Tráquis onde vivia um amigo de Hércules. Quando chegaram ao rio Eveno, encontraram o centauro Nesso, que em troca de uma moeda atravessava os viajantes pelo rio.

Na verdade, se a história romanesca da morte de Sanção não é igual ao episódio mítico da morte de Hércules não deixa de ser possível encontrar entre ambos um elo semântico comum:

Claro que nesta parte do mito existe uma óbvia interferência com o mito de Caronte, o barqueiro dos mortos que exigia também um óbolo como preço de transporte do rio do «esquecimento» com que o evanescente Eveno se parece! Por isso, e porque Hércules terá pensado numa cilada de morte é que tentaram a travessia a nado do rio Eveno!

Hércules dispensou a ajuda, mas o centauro transportou Dejanira em seus ombros. No meio da travessia, o centauro, enlouquecido pela beleza da mulher, ousou tocá-la de maneira impúdica. Hércules ouviu os gritos da sua mulher, e com uma flecha acertou nas costas de Nesso.

Esta foi talvez a mais trágica demonstração de sua ira pois, o centauro antes de morrer disse à Dejanira que guardasse seu sangue e o usasse em um encantamento para manter para sempre o amor de Hércules. E assim Dejanira teceu uma bela camisa que banhou com o sangue do centauro morto, de maneira a ficar completamente uniforme. No dia em que Hércules iria realizar um sacrifício aos deuses em agradecimento à uma vitória, Dejanira enviou-lhe o presente. Hércules vestiu a camisa e foi tomado de dores terríveis e feridas incuráveis. Havia chegado o fim do grande guerreiro. Ao ver o que aconteceu com seu esposo, Dejanira, tomada de remorso, suicidou-se.

A improbabilidade do mito não passa apenas pelo facto de ter sido quase impossível aproveitar o sangue do centauro no meio do rio como sobretudo pelo facto de Dejanira ter ali logo tecido uma bela camisa para embeber o sangue do centauro de forma uniforme. E aparentemente seria daqui que derivaria o nome de Dejanira.

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Figura 2: Hércules e o centauro Nesso.

Dejanira < Δῃάνειρα; Deïaneira, “a perdição dos homens” ou “a que foi a causa da destruição do marido” < Δῃάνειρα < Dean-eira, lit. “a que segue as artes e práticas de Diana / Artemisa”.

Na verdade, parece que esta figura mítica semi-lendária parece dever a sua sobrevivência aos favores de Artemisa.

Deyanira era la hija de Altea y Eneo (rey de Calidón), Dioniso o Dexámeno. Cuando su hermano Meleagro murió, todas sus hermanas lamentaron su muerte en su tumba. Artemisa, enfadada, las tocó con su vara convirtiéndolas en pájaros, con la excepción de Deyanira, que pudieron retener su forma humana gracias a la intervención de Dioniso.

O mito refere a intervenção de Dionísio mas o mais provável é que Dejanira fosse uma devota de Diana / Artemisa porque, apesar de ser de beleza tão notável que Hércules e Aquelôo competiram para se casar com ela, Dejanira, porém não era dada a actividades feminis e passivas. "dirigia uma quadriga e praticava artes marciais", segundo notava Apolodorus (Biblioteca e Epítome, livro i, 8:1), e não quis nada com o pretendente que podia tomar a forma de uma serpente salpicada, de um homem touro, ou mesmo de um touro.

clip_image006Figura 3: Ao 3º dia subiu ao céu onde esta (não, sentado, mas em pé) à direita do pai!

Robert Graves interpretou esta associação de Dejanira com a guerra como uma relação com as deusas pré-olímpica da guerra, em que a deusa Atena era uma noiva de orgiástica em muitos matrimónios sagrados locais para reis que poderiam vir a ser sacrificados em sacrifícios humanos ou na guerra entre rivais, como no caso de Hércules, o maior herói do emergente mundo olímpico Clássico, teve que derrotar o anterior noivo / marido de Dejanira, o deus rio Aquelôo, para a ganhar como sua noiva.

Ora bem, se o nome de Dejanira não é explicitamente aparentado com o de Atena com ele tem relações míticas que pelo mito referido por Robert Graves que pel similitude do seu nome com a deusa lusitana que teria as mesmas funções de Atena.

Tanira – Deusa da beleza e das artes muito venerada entre as Lusitanas das classes mais favorecidas.

Tanira < Djanira < Thianeira > Atena-ura, lit. “a aguerrida Atena”.

 

Ver HERMOGENES, & O CULTO DOS DEUSES ESTAFETAS. (***)

 

Ambos foram vítimas da traição duma mulher, e nem sequer valeria a pena investigar qual dos dois episódios é mais suspeito de infidelidade!

 

HÉRCULES & BUSIRIS

Assim, é possível a suspeita de que o ciclo romanesco de Hércules encobre a realidade lendária dum Heróico «filho de deus», ainda mais romanceada do que a de Jesus Cristo, na linha duma tradição xamânica antiquíssima de festas guerreiras de iniciação juvenil e de «ritos de passagem» primaveris, selváticos e sangrentos, com misteriosos cultos de morte e ressurreição solar onde seriam feitos «sacrifícios humanos». No ciclo de Hércules podemos suspeitar duma pálida reminiscência a estes «sacrifícios humanos» no episódio de Hércules & Busiris.

 

Ver: «A MORTE SACRIFÍCIAL DO PRIMOGÉNITO DE DEUS» (***)

 

AO 3º DIA SUBIU AO CÉU

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Figura 4: Atena, a deusa dos infernos e do triunfo da aurora sobre a morte solar promove participa na ressurreição pascoal de Hércules.

Hércules pediu que fosse levado ao monte Eta para cumprir o que havia sido dito por um oráculo, que ele terminaria seus dias naquele monte. Pediu aos seus amigos que fizessem uma pira e queimassem o seu corpo mesmo antes de morrer.

A pira foi preparada, e sobre ela deitou-se o herói. Enquanto as chamas ardiam, raios de sol brilharam forte no céu para fortalecer as labaredas, e uma nuvem de fumaça cobriu a pira, enquanto trovões soavam no céu. Quando seus companheiros buscaram os restos do herói nas cinzas da pira, nada foi encontrado, o que serviu como prova que seu corpo havia ascendido ao Olimpo.

E lá no alto, Hércules foi aceito como um dos imortais, e a própria Hera finalmente aceitou a sua presença e apaziguou a sua ira. Héracles recebeu a mão da deusa Hebe, da eterna juventude, como sua esposa.

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A figuração deste detalhe duma tampa de caixa de toucador tem todo o aspecto de ser uma espécie de colagem retórica de estereótipos. Uma noiva ataviada como rainha oriental e um guerreiro selvático nu não fazem seguramente um conjunto muito congruente. A verdade é que esta figura de Hebe corresponderá menos a uma representação tradicional desta deusa, quase sempre uma aguadeira alada como Niquê, e mais ao estereótipo duma noiva dum divino herogamos, Ishtar, a branca lua, esposa dum rúbeo sol!

 

Figura 5: Casamento de Hércules & Hebe.

Este casamento pos mortem de Hércules com Hebe é seguramente uma das virtualidades míticas mais estranhas do cíclo de Hércules.

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Figura 6: Hebe & Hércules em celestial viagem de núpcias.

Como todos os mortais Hércules só foi imortal depois de morto. Assim, e deste modo, poderia pensar-se que a imortalidade deste pobre e esforçado mortal resultou de dote de casamento com a deusa da eterna juventude, regalia que estaria reservada a todos os heróis mortos em combate.

Hebe < Kewe < Kiki => Isis.

Kiwe + El > Kiwel > Cibel.