terça-feira, 15 de junho de 2021

I SAGRADA FAMÍLIA 3.3. AS BODAS DE CANÁ, por arturjotaef



Figura 1: Marcos nas bodas de Cana em versãoanacrónica medieval de Giotto.

Bom, se Jesus chegou ou não a casar com a Samaritana de Sicar não é assunto assim tão insofismável. A Igreja constantiniana depressa se apressou a apregoar a virgindade perpétua de Cristo o novo deus trinitário dos romanos que resolveu esclarecer as dúvidas que seriam quase certezas correntes entre os cristãos e é assim que, “conforme as notícias de Eusébio, Judas Tadeu teria sido o esposo nas Bodas de Caná e isso explicaria a presença de Maria e de Jesus. Claro que Eusébio mentiu descaradamente para desviar as atenções de Jesus. No entanto, devido ao facto de este episódio não ser relatado nos sinópticos fica-nos a dúvida se não se terá tratado de uma festa tão privada e sem consequências visíveis para a política messiânica, prosseguida pelos discípulos, que a ele nem sequer se referiram porque nunca mais se lembraram disso. Marcos teria estado lá, quer porque teria sido o casamento de sua irmã, quer porque segundo uma das tradições sobre este evangelista seria um dos copeiros da boda.

It was mentioned that Mark was at the Wedding of Cana of Galilee, where God did His first miracle, changing the water into wine. He was among those who tasted it. -- THE BEHOLDER OF GOD MARK THE EVANGELIST SAINT AND MARTYR BY H.H. SHENOUDA III 117 th Pope of Alexandria.


Figura 1: Bodas de Cana de Veronese, representação barroca tão anacrónica como a anterior de Giotto.

De qualquer modo, o semantema do encontro de namoro junto a um poço sagrado seguido de casamento permite suspeitar que se no 4º evangelho não diz de forma explícita que o casamento ocorreu nem quando nem onde também não diz que nunca ocorreu. Pelo contrário, o capítulo 2 começa por referir que ocorreu um casamento ao 3ª dia. A questão que se coloca é que lendo bem o 4ª evangelho não se descobre a razão de ser desta introdução temporal sem suspeitar que neste caso também, como e suspeito em relação a outros capítulos, o capítulo 2 está fora do contexto, pois em boa verdade primitivamente vir logo a seguir ao versículo 40º do 4ª capítulo.

João. 4: 39E muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher, que testificava: Ele me disse tudo quanto tenho feito. 40Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. 41E muitos mais creram por causa da palavra dele; 42e diziam à mulher: Já não é pela tua palavra que nós cremos; pois agora nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador (Jesus) do mundo. 43Passados os dois dias partiu dali para a Galiléia.

João 2: 1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; 2 E foram também convidados Jesus e os seus discípulos para a boda.

Os restantes sinópticos parecem ter passado ao lado desta cena como gato por vinha vindimada, mas é bem possível que estes tempos fossem anos alegres na vida dos discípulos e que, por isso mesmo, terão deixado eco na memória evangélica de Marcos e depois de Mateus que o seguiu. Lucas limitou-se a lê-los e pouco mais. De facto, o que mais se aproxima de uma festa de casamento ocorre logo a seguir aos episódios iniciais do recrutamento dos apóstolos e imediatamente depois do episódio da chamada de Marcos para o apostolado. Segundo Lucas estes factos terão ocorrido na altura da multiplicação dos pães. Segundo Marcos e Mateus,

A reconstituição desta cena de acordo com as leis da plausibilidade seria:

Lucas 5:  27Depois disso saiu e, vendo um publicano chamado Levi, sentado na telónio, disse-lhe: Segue-me. 28Este, deixando tudo, levantou-se e o seguiu. 29Deu-lhe então Levi um lauto banquete em sua casa; havia ali grande número de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.

 

Ver: MATEUS (***)

 

Marcus 2:

15Ora, estando Jesus à mesa em casa de Levi, estavam também ali reclinados com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; pois eram em grande número e o seguiam.

16Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele como com os publicanos e pecadores? 17Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.

18Ora, os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando; e foram perguntar-lhe: Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?

19Respondeu-lhes Jesus:

Podem, porventura, jejuar os convidados às núpcias, enquanto está com eles o noivo? Enquanto têm consigo o noivo não podem jejuar; 20dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo; nesses dias, sim hão de jejuar.

21Ninguém cose remendo de pano novo em vestido velho; do contrário o remendo novo tira parte do velho, e torna-se maior a rotura. 22E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres, e perder-se-á o vinho e também os odres; mas deita-se vinho novo em odres novos.

Mateus 9:

10Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos.

11E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? 12Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. 13Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores.

14Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam?

15Respondeu-lhes Jesus:

Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar.

 

 

16Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura.

 17Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.

Lucas 5:

 

 

 

 

 

 

30Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? 31Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; 32eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento. 33Disseram-lhe eles: Os discípulos de João jejuam frequentemente e fazem orações, como também os dos fariseus, mas os teus comem e bebem.

34Respondeu-lhes Jesus:

 

 

 

 

 

 

 

 

Podeis, porventura, fazer jejuar os convidados às núpcias enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, sim hão de jejuar. 36Propôs-lhes também uma parábola:

 

Ninguém tira um pedaço de um vestido novo para o coser em vestido velho; do contrário, não somente rasgará o novo, mas também o pedaço do novo não condirá com o velho. 37E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres se perderão; 38mas vinho novo deve ser deitado em odres novos. 39E ninguém, tendo bebido o velho, quer o novo; porque diz: O velho é bom.

Esta cena ocorre imediatamente depois da cena da Chamada de Mateus Levi, facto referido pelos três sinópticos, seguramente a partir do texto original de Marcos, porque esta terá acontecido num momento festivo importante tanto na vida de Jesus como nas memórias agradáveis dos discípulos dos melhores tempos que estes passaram com Jesus.

3 E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5 Sua mãe disse aos empregados: Fazei tudo quanto ele vos disser. 6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. 7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. 8 E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram. 9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. 10 E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. 11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Que tinha a mãe de Jesus a ver com a falta de vinho se nãos se tratasse de um casamento de um dos seus filhos? Porque haveria os criados de receber instruções de Jesus se este não fosse directamente parte interessada? Saberia Jesus fazer vinho a martelo ou estariam as talhas já preparadas para misturar água com hidro-mel? Enfim, o grande milagre de Jesus nas bodas de Cana terá sido pouco mais do que o de ter feito, já na parte final das bodas dum casamento onde já estariam todos semi-embriegados, uma espécie de refresco de hidromel. Existia a tradição de que os casais recém-casados deveriam consumir hidromel durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição actual da lua-de-mel. Assim, Jesus estaria apenas a tentar assegurar um filho varão para o seu casamento messiânico com a bela samaritana que seria a rica Maria Madalena, irmã de Mateus e de João Marcos, e quase seguramente irmã da rica Marta de Jesusalém conhecida do Talmud.

Estes tempos de alegre convívio e lua-de-mel de Jesus, partilhados com os seus discípulos mais íntimos, terão deixado na memória juvenil de Marcos, o irmão de Maria Madalena a imagem romântica de passeios primaveris pelo campo em época de fertilidade agrícola e de searas com espigas maduras varridas pelo vento Zéfiro.

Marcos 2: 23E sucedeu passar ele num dia de sábado pelas searas; e os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. 24E os fariseus lhe perguntaram: Olha, por que estão fazendo no sábado o que não é lícito? 25Respondeu-lhes ele: Acaso nunca lestes o que fez Davi quando se viu em necessidade e teve fome, ele e seus companheiros? 26Como entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, e deu também aos companheiros? 27E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.

Mateus 12 1Naquele tempo passou Jesus pelas searas num dia de sábado; e os seus discípulos, sentindo fome, começaram a colher espigas, e a comer. 2Os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado. 3Ele, porém, lhes disse: Acaso não lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? 4Como entrou na casa de Deus, e como eles comeram os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem a seus companheiros, mas somente aos sacerdotes? 5Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? 6Digo-vos, porém, que aqui está o que é maior do que o templo. 7Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios, não condenaríeis os inocentes. 8Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor.

Lucas 6: 1E sucedeu que, num dia de sábado, passava Jesus pelas searas; e seus discípulos iam colhendo espigas e, debulhando-as com as mãos, as comiam. 2Alguns dos fariseus, porém, perguntaram; Por que estais fazendo o que não é lícito fazer nos sábados? 3E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi quando teve fome, ele e seus companheiros? 4Como entrou na casa de Deus, tomou os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão só aos sacerdotes, e deles comeu e deu também aos companheiros? 5Também lhes disse: O Filho do homem é Senhor do sábado.

No texto de Mateus, mal copiado de Marcos se denotam mais uma vez as flagrantes interpolações de apologética clerical, que nada teriam seguramente a ver com o evangelho dos Nazoresnos e Hebreus, sobretudo porque com tanta interpolação clerical se transformaram nos evangelhos mais beatos e mais antijudaicos do cristianismo.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário